Época de pesca no Pantanal

Abril 25, 2017

DE MARÇO A MAIO

A região do Pantanal inicia a sua vazante de Março até Maio. Neste período a melhor opção de pesca é o Pacu, que pode ser pescado de duas maneiras: pescaria de batida, é um tipo de pesca nas margens do rio, descendo de rodada (o barco fica solto, descendo a correnteza dos canais), com vara de bambu e iscas como: coquinho (tucum – fruta regional), moranguinha (fruta regional), jenipapo, massinha (mistura de farinha de mandioca, farinha de trigo e suco sabor de frutas); ou ainda, com vara e molinete em poços profundos com isca de caranguejo, caramujo, moranguinha, goiaba, pedaço de peixe podre.

Tucum isca para pacu

Tem-se também a opção da pesca de peixes de fundo de couro e de escamas: o Jaú, o Pintado, a Cachara (o Surubim), o Dourado, o Barbado, o Palmito e vários outros tipos de peixes. Também é indicado a pesca de rodada e como iscas, são usadas tuviras, mussum, lambaris, piaus e minhocuçu.

Neste período é muito apreciada a pesca do Dourado. A pescaria é realizada apoitada próxima à boca da vazante (a água da enchente que

começa a correr e voltar para o rio) assim os de peixes menores (lambari, sauá, sardinha, etc) saem do mato e ao encontrar a vazante são atacados pelo Dourado. A pescaria é realizada com equipamento de médio porte com iscas artificiais, tuviras, jejum, lambari, sauá, sar dinha, piaus etc;

Nesta época a temperatura é muito elevada, variando de 32 a 42 graus Celsius, o clima é extremamente seco, sem chuvas, e recomenda-se o uso de filtro solar. De final de abril a maio observa-se o fenômeno da “dequada” relacionado à decomposição da grande massa orgânica que ocorre no início do processo de inundação do Pantanal e dependendo da magnitude pode provocar mortandade massiva de peixes. Este material em decomposição é arrastado pelas águas de chuva para dentro do Rio. Este fenômeno é mais ocorrente no rio Paraguai do Pantanal Sul-Mato-Grossense.

Pacu do pantanal

Uma resposta para Época de pesca no Pantanal

Deixe uma resposta